Powered By Blogger

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

C.A. Paulistano, os "Reis do futebol".


Postado por Rafael Carlos

A história deste grande e saudoso clube do futebol brasileiro começa com três personagens: Renato Miranda, Olavo de Barros e Sílvio Penteado que assistiram, no Colégio Mackenzie, uma partida de futebol do time da citado colégio contra o Internacional de São Paulo, e ficaram estusiasmados. Assim, começou a nascer a idéia de se criar uma nova equipe de futebol que fosse para brasileiros e que representasse a cidade que viviam.

 
Foto do Paulistano, em 1901. 

No fim de dezembro de 1900, na rua São Bento, nº5, houve a reunião que selou definitivamente a fundação daquele que seria o maior time do país no seu tempo. Como um dos fundadores da Liga Paulista, o Paulistano disputou todos os campeonatos por ela promovidos até 1912.


Paulistano, campeão paulista de 1905. 

Em 1913 ocorre a primeira cisão das ligas, e o Paulistano liderava a criação da APEA. Na verdade, a equipe discordava da popularização que o esporte estava sofrendo com o surgimento de clubes como Corinthians e Ypiranga. Em 1915, houve a desapropriação do terreno do Velódromo, o Club Athletico Paulistano ficou sem sua sede esportiva. Foi então decisiva a ação de um dos sócios fundadores, Manuel Carlos Aranha, neto, o Carlito Aranha que, juntamente com um grupo de rapazes, conseguiu que o time do Paulistano não acabasse.




Paulistano, em 1916. 

Um novo terreno foi adquirido no Jardim América, entretanto o Paulistano não possuía, de imediato, local para seus treinos. Carlito Aranha pediu emprestado os campos do Palestra Itália e do São Bento e, graças à sua iniciativa, a equipe de futebol do Paulistano pôde participar dos campeonatos. Por fim, em 1917, foi inaugurado o novo campo do Paulistano, o Estádio Jardim América. Em 1916, a LPF é extinta e a liga criada pelo Paulistano continuou forte de prestigiada. O Paulistano sagrou-se tetracampeão, em 1919, apesar de toda crise pela qual passava.


Paulistano, em 1919.

Em 1926 o futebol começava a partir para o profissionalismo e o Paulistano, fiel às raízes amadoras do esporte, foi contrário e fundou uma nova liga, a Liga dos Amadores de Futebol (LAF). A liga durou até 1929, quando o time resolveu fechar seu departamento de futebol.


Paulistano, em seu último ano de existência, 1929.

Após ser campeão do último campeonato que disputou, o Paulistão de 1929, O time do Paulistano fez sua derradeira apresentação em 15 de dezembro de 1929. Em seu pequeno campo, o Estádio Jardim América, com bom público no dia, o Alvirubro jogou grande partida, impondo um 6x1 sobre o Antarctica Futebol Clube (que mais tarde teria grande importância para o legado futebolístico do Paulistano), com gols de Mílton (4), Friedenreich e Luizinho para o mandante, e Spitaletti para o time da Moóca.

Sua última formação fora Nestor; Clodô; e Bartô; Romeu, Rueda e Abate; Luizinho, Joãozinho, Friedenreich, Milton e Zuanella.

Fora o canto do cisne e uma digna e grandiosa despedida para o gigante Paulistano.

Quando saiu dos campos, o Paulistano era disparado o melhor time do estado. Tinha onze títulos contra sete do Corinthians e três do Palestra, além de ter contado com Arthur Friedenreich que foi seu artilheiro por seis vezes. É até hoje, 2009, o único tetracampeão consecutivo do Campeonato Paulista (1916 a 1919, sendo que mantém em sua sala de troféus as duas taças oferecidas pela APEA).


Friedenrich, ídolo do Paulistano e do futebol brasileiro, em foto de 1921.

Fato memorável do clube foi a excursão da equipe de futebol à Europa em 1925, graças à iniciativa do presidente do clube, Antônio Prado Júnior. A equipe disputou dez partidas na França, Suíça e Portugal, perdeu apenas uma das partidas e logo após o término da primeira, vencida com o placar de 7 x 2 sobre o selecionado francês, os brasileiros foram denominados pela imprensa francesa por "Les Rois du football". Algumas das bolas utilizadas na Europa estão na sala de troféus do clube, além de muitos documentos textuais e iconográficos que permitem conhecer com mais profundidade a riqueza de tal feito futebolístico.


Equipe que venceu o Stade Français por 3 a 1. 
Em pé: Antonio Prado Junior - Orlando Pereira - Amphilóquio Guarisi Marques (Filó) - Mário Andrada e Silva - Arthur Friedenreich - Durval Junqueira Machado - Ernesto Pujol Filho (Netinho) - Mariano Procópio e Juan Mestre Alijostes. Agachados: Bartholomeu Vicente Gugani - Sérgio - Nondas - Júlio Kuntz Filho - Francisco Abate e Clodoaldo Caldeira.

 EXCURSÃO DO PAULISTANO À EUROPA EM 1925

15/03/1925 Paris - Paulistano 7 x 1 Seleção da França
22/03/1925 Paris - Paulistano 3 x 1 Stade Français
28/03/1925 Cette - Paulistano 0 x 1 Cette
02/04/1925 Bordeaux - Paulistano 4 x 0 Bastidienne
04/04/1925 Havre - Paulistano 2 x 1 Havre/Normandie XI
10/04/1925 Strasbourg - Paulistano 2 x 1 Strasbourg
11/04/1925 Berna - Paulistano 2 x 0 Auto Tour
13/04/1925 Zurich - Paulistano 1 x 0 Seleção da Suiça
19/04/1925 Rouen - Paulistano 3 x 2 Rouen
28/04/1925 Lisboa - Paulistano 6 x 0 Seleção de Portugal

Pode-se considerar que o Paulistano abriu as portas do continente europeu para o futebol brasileiro. Tanto que nos anos trinta alguns brasileiros foram representar o futebol europeu, principalmente na Itália. Houve o famoso Anfilogino Guarisi, Filó, que não só jogou em time italiano, como representou a Itália na Copa de 1934, sagrando-se campeão mundial.


A multidão aguarda ansiosa a atração do Flandria navio que trazia de volta para casa os ''Reis do Futebol'', em 12 de maio de 1925.

Após o fechamento do departamento de futebol, uma grande parte de seus jogadores e alguns membros da diretoria fundaram o que é hoje o São Paulo Futebol Clube.


Homenagem do São Paulo FC aos 100 anos do C.A. Paulistano, em 2000.

O Club Athletico Paulistano conta com times de diversas modalidades esportivas amadoras, possuindo a única quadra no Brasil de pelota basca e gerou a Sociedade Harmonia de Tênis. É até hoje um dos clubes mais caros e exclusivos do Brasil.

5 comentários:

  1. 7x1 na seleção da FRança?

    poxa, por isso os franceses viraram o carrasco do Brasil rsrsrs.

    Muito legal a história, pena q ficaram presos as raízes ao invés de se profisionalizar

    ResponderExcluir
  2. O Paulistano se acabou, pq não se adaptou aos novos tempos.

    Boa postagem, Rafael.

    ResponderExcluir
  3. Essa seleção da França devia ser bem ruinzinha. Uma semana depois de ser goleada pelo Paulistano, levou mais uma de 7. Dessa vez contra a Itália.

    Ficha do jogo:

    22/03/1925 - Amical
    Campo Juventus F.C. (Turin) - 15000 spectateurs ITÁLIA 7-0 FRANÇA


    Gols

    88' 7:0 Levratto (88)
    78' 6:0 Moscardini (78)
    60' 5:0 Moscardini (60)
    59' 4:0 Baloncieri (59)
    52' 3:0 Levratto (52)
    47' 2:0 Baloncieri (47)
    4' 1:0 Conti (4)



    Itália

    COMBI Gianpiero
    CALIGARIS Umberto
    DE VECCHI Lorenzo
    BARBIERI Ottavio
    BIGATTO Carlo
    BERNARDINI Fulvio
    FAYENZ Antonio
    CONTI Leopoldo
    BALONCIERI Adolfo
    MOSCARDINI Giovanni
    CEVENINI Luigi
    LEVRATTO Felice

    França
    [8] COTTENET Maurice C. (Olympique de Paris)
    [1] WALLET Urbain (Amiens A.C.)
    [1] VIGNOLI Marcel (Olympique de Paris)
    [1] THÉDIÉ Maurice (Amiens A.C.)
    [1] BEL Paul-Emile (C.A. Vitry)
    [20] BONNARDEL Philippe (Red Star Club)
    [1] LIMINANA André (S.C. Bel Abbésien)
    [4] ACCARD Robert (Havre A.C.)
    [1] BARDOT Charles (R.C. Philippevillois)
    [2] BLOQUEL Louis (U.S. Boulonnaise)
    [1] POZO Félix (F.C. Rouen.

    Esse número entre parêntses,é a quantidade de jogos pela seleção.

    ResponderExcluir
  4. Será q alguém teria mais fotos do dia da chegada em Santos? Meus antepassados vieram no mesmo navio q o time do Paulistano, e eu sendo são-paulino, tenho muito orgulho desse "encontro" histórico entre meus parentes e o time q viria a fundar o SPFC.

    ResponderExcluir
  5. Algumas coisas surpreendem a gente... Meu Avo, Julio Zuanella (famoso esquerdinha do CAP em 1929) aparencendo na foto acima. Que presente, estou emocionado. Obrigado

    ResponderExcluir